Junta de Freguesia da Achada

Notícias

Pavilhão da Achada passa a ter acesso para viaturas de socorro

A Câmara Municipal do Nordeste, a Direção Regional do Desporto e a Junta de Freguesia da Achada visitaram hoje (17 de maio) os melhoramentos efetuados no Polidesportivo da Achada, através de uma parceria entre as três entidades, com a finalidade de criar um acesso para viaturas de socorro ao pavilhão, uma vez que o mesmo não foi incluído aquando da sua execução em agosto de 2013.
O Polidesportivo encontrava-se até então sem licença de funcionamento e em situação de incumprimento no que respeita aos meios de acesso de socorro, que devem existir a 30 metros de distância mínima do pavilhão.
Na visita aos melhoramentos efetuados no local, com objetivo de dotar o pavilhão das condições de segurança exigidas por lei, o presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, aproveitou para referir a aquisição recente, pelo Serviço de Desporto de São Miguel, de um desfibrilhador para o pavilhão, incluindo a formação de pessoal para a sua utilização, indo ao encontro do pretendido pela autarquia na altura em que equipou o Complexo Desportivo Municipal com este equipamento e solicitou à Direção Regional do Desporto que fizesse o mesmo com os complexos da sua gestão.
A parceria entre as três entidades permitiu não só criar o acesso para viaturas de socorro, como melhoramento fundamental, mas também a beneficiação da rampa para pessoas com mobilidade reduzida e a requalificação do jardim de acesso ao pavilhão.
Para a execução do acesso de viaturas de socorro ao pavilhão foi utilizado o acesso pedonal do jardim, alargando-o de modo a permitir a passagem de viaturas. Para este alargamento foi também importante a autorização da Casa do Povo da Achada como proprietária do espaço.
Durante a visita à obra, António Miguel Soares disse estar satisfeito com o corredor para viaturas de socorro, por vir ao encontro da lei e por assegurar a segurança dos atletas e da assistência que frequenta bastante aquele espaço da freguesia e que recebe equipas de vários pontos da ilha.
O autarca sublinhou, ainda, a disponibilidade demonstrada pelo atual Governo Regional, e em especial da Direção Regional do Desporto e do Serviço de Desporto de São Miguel, para com “esta preocupação com a segurança que a câmara municipal tinha há muito tempo com o Polidesportivo da Achada, sendo finalmente atendida e resolvida para segurança dos utilizadores e dos frequentadores em geral”.