O executivo da Junta de Freguesia de Achada, da Freguesia de Santana, juntamente com a Câmara Municipal do Nordeste, reuniram-se com o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas para proceder à avaliação dos estragos causados devido à forte precipitação que ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2021.
“A Câmara Municipal do Nordeste esteve reunida esta semana com o secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, e como com o diretor regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, Emanuel Barcelos.
A reunião foi solicitada pela autarquia, na sequência dos estragos causados pelas intempéries de novembro e dezembro nas ribeiras e demais canais hídricos, tendo a câmara abordado também a limpeza, manutenção e beneficiação dos recursos hídricos do concelho.
O presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, mostrou preocupação com os leitos e margens de algumas ribeiras do concelho e a necessidade de serem estabelecidas parcerias com o Governo Regional para recuperar os leitos e margens de algumas ribeiras de forma a prevenir calamidades no futuro.
Na sequência da reunião foi realizada uma visita de campo às freguesias de Santana e da Achada com o objetivo de aprofundar o conhecimento de alguns problemas aí existentes e reforçar o documento enviado pela Câmara do Nordeste à Direção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos sobre o estado das ribeiras do concelho após as fortes chuvadas de novembro e dezembro.”